Serviços hospitalares

Considerando que a intervenção nutricional em pacientes internados é comprovadamente capaz de reduzir tempo de permanência hospitalar, aumentar a rotatividade dos leitos, melhorar resultados clínicos e reduzir custos. O Instituto está presente nos hospital Dilson Godinho com o serviço de gestão de EMTN onde cuida de todo o processo como demonstrado a seguir e no Hospital Aroldo Tourinho, atua na assistência da sua EMTN. Nos dois hospitais também é realizada a coordenação clinica do serviço.

Consultoria EMTN

O primeiro passo é entender a situação que o cliente está enfrentando e o que ele espera como solução. Isso envolve fazer perguntas detalhadas e reunir informações relevantes para entender a situação atual.

Com base nas informações coletadas, vamos delinear claramente o escopo do projeto e os resultados esperados. Isso ajudará a garantir que todos estejam na mesma página e que as expectativas do cliente sejam gerenciáveis.

O próximo passo é realizar uma análise detalhada da situação atual do cliente. Isso pode incluir análise de dados, revisão de processos internos, etc.

Com base na análise, a consultoria deve trabalhar no desenvolvimento de soluções eficazes para chegar aos resultados almejados pelo cliente. Isso pode envolver a criação de planos de ação, recomendações de políticas e estratégias de implementação.

Depois que as soluções são desenvolvidas, trabalhamos com o cliente para implementá-las. Isso pode incluir a elaboração de um plano de implementação, o treinamento da equipe e a revisão do progresso.

Uma vez que as soluções foram implementadas, a consultoria deve monitorar e avaliar os resultados. Isso envolve a coleta e a análise de dados, a realização de ajustes, se necessário.

Assistência EMTN

  • Triagem nutricional — verificação do paciente e detecção de riscos nutricionais;

  • Avaliação nutricional — mensuração de deficiências e carências nutricionais;

  • Cálculo nutricional — balanço dos nutrientes ideais para restabelecer o paciente;

  • Definição da Terapia Nutricional — aplicação de terapia: oral, enteral ou parenteral;

  • Aplicação e monitoramento — observação da evolução para criar ou manter condições.

Gestão EMTN

Coordenação Técnica e clinica da EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional) desenvolvendo as seguintes atividades:

  • Chefiar a equipe de Nutrologia e Nutrição hospitalar, seguindo criteriosamente as normativas governamentais da Anvisa e as Portarias do Ministério da Saúde;

  • Padronização da prescrição dos médicos e nutricionistas suficientes para um atendimento nutricional adequado, tanto no suporte nutricional oral (suplementos orais industrializados), terapia nutricional enteral (fórmulas de dieta enteral) e terapia nutricional parenteral (fórmulas de dieta parenteral).

Determinar a padronização de produtos e dietas, comprometendo-se com os custos e viabilidade econômico-financeira sem comprometimento da assistência. Atuando na maximização dos resultados (performance econômica e de indicadores clínicos).

Capacitação da equipe (médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos) para um atendimento integral e especializado ao paciente;

Criar mecanismos para o desenvolvimento das etapas de triagem e vigilância nutricional nos pacientes internados, tornando a equipe capaz de identificar os pacientes que necessitam de ( Terapia Nutricional) TN;

Estabelecer protocolos de avaliação nutricional, indicação, prescrição e acompanhamento da TN;

Documentar todos os resultados do controle e da avaliação da TN visando a garantia de sua qualidade;

Análise crítica com instrumentos de gestão próprios e elaboração de planos de ação para as não conformidades;

Participação nos processos de Acreditação Hospitalar;

Alta hospitalar estruturada com orientações nutricionais;

· Auditorias internas;

· Assessoria técnica para os Setores de Faturamento Hospitalar, incluindo recursos de glosa;